Aula sobre a poesia de Oswald

Na aula sobre a poesia do Oswald, “Erro de Português“, em que compareceram alunos de diferentes salas, não consegui apresentar o depoimento do Aílton Krenak no Papo de Segunda, apenas mencionei-o como parte do meu planejamento, que não pôde ser realizado devido à falta de tempo.

Com duração de 45 minutos foi realizada a leitura em voz alta do poema diversas vezes, porque o computador não estava se conectando bem com o projetor e, em roda, questionei sobre a interpretação do tema do poema (vestir/despir). Os alunos se sentiram constrangidos porque associaram a conversa ao aspecto da nudez, por isso me fixei no tema da cultura e seus significados.

Em seguida comentei sobre a oralidade e de como o encontro em roda possibilita a troca de informações importantes sobre a cultura de um povo tradicional.

Apresentei a ideia de ANTROPOFAGIA, contei a história do Bispo Sardinha que data o Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, durante o periodo da Arte Moderna Brasileira e os alunos participaram com suas opiniões e experiências pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *